Cobrança recorrente: melhor forma de receber pagamento por assinatura

por Gestão de cobranças

Publicado em 7 de abril, 2016 | Atualizado em 30 de janeiro, 2024

A cobrança recorrente é um ótimo método de pagamento para empresas que oferecem serviços ou produtos de forma periódica. Ela pode ser utilizada em estratégias de vendas ou em negociações, agregando diversas vantagens ao estabelecimento.

Esse método é muito utilizado por empresas de setores como academias, cursos e serviços odontológicos, proporcionando uma experiência de compra simplificada e agradável.

Entender a cobrança recorrente é importante para o seu sucesso empresarial. Por isso, ao longo deste artigo, falaremos mais sobre esse método de pagamento, explicando como ele pode ser integrado na sua empresa. Continue lendo!

O que é cobrança recorrente?

A cobrança recorrente ocorre quando os pagamentos são efetuados de forma periódica. A conta de telefone, mensalidade escolar, internet ou quaisquer outros serviços de assinatura entram nesta modalidade.

Neste caso, sua empresa precisa criar um contrato, que será assinado pelas partes envolvidas. No acordo, será especificado o valor da cobrança, as datas de vencimento, os juros por atrasos, descontos, entre outras informações importantes sobre a compra.

A suspensão da cobrança só ocorrerá quando o cliente optar pelo cancelamento do serviço ou quando o período da assinatura chegar ao término. 

Qual é a diferença entre pagamento recorrente e pagamento parcelado?

Ainda que os pagamentos parcelados e recorrentes sejam feitos de forma mensal, eles não possuem a mesma função. Enquanto o pagamento parcelado divide o valor total em parcelas, o pagamento recorrente está ligado a um período pré-estabelecido.

Ou seja, a cobrança parcelada são pequenas porções de um grande valor, ligado a uma compra. Já no pagamento recorrente, o que se paga é o uso do serviço ou do produto, durante um período específico.  

Para exemplificar:

  • Produtos e serviços de pagamento parcelado: aparelho celular, relógios, móveis, roupas e reforma de escritório, etc.
  • Produtos e serviços de pagamento recorrente: serviços por mensalidade, academias, aluguéis, cursos, serviço de cobrança, internet, etc.

O Asaas oferece meios de pagamento parcelado e por assinatura, que podem ser gerenciados pelo app no celular, sistema desktop ou API de pagamentos.

Quais são os meios de pagamento recorrente?

Entre as possibilidades que o método de pagamento recorrente traz, existem três opções que são mais populares: o cartão de crédito, o boleto bancário e o Pix

Cada um deles possui suas próprias características e vantagens distintas, tornando crucial a escolha daquele que melhor se adequa à dinâmica do negócio. Por isso, busque saber quem é o seu público-alvo.

Cobrança recorrente no cartão de crédito

O cartão de crédito se apresenta como uma das alternativas mais versáteis do mercado. Além de facilitar a compra, esse é um método tradicional de pagamento, o que acaba passando segurança e confiabilidade aos consumidores.

Nesse caso, a recorrência não consome o limite do cartão de crédito, ou seja, não ocupa o valor total da compra. Dessa forma, todos os meses será descontado somente o valor determinado da mensalidade.  

Outro benefício é o débito automático das faturas, poupando o cliente do esforço de pagar a assinatura. Algumas lojas também possuem cartões próprios, que podem oferecer descontos ou vantagens durante as compras. 

Cobrança recorrente no boleto bancário 

Por ser acessível e tradicional, vender no boleto bancário acaba sendo importante para o mercado. Qualquer pessoa pode pagar pela fatura, seja em bancos, lotéricas ou online, inclusive aqueles sem conta bancária.

Nesse caso, é possível emitir o carnê, para que os pagamentos sejam realizados mensalmente, evitando que o cliente esqueça de pagar a fatura.

Outro ponto importante é que, por meio do boleto, não é preciso informar nenhum dado sensível, o que traz mais segurança ao seu cliente. Além disso, a possibilidade de descontos e juros menores pode beneficiar tanto o consumidor quanto a empresa. 

Cobrança recorrente no Pix

Atualmente, o Pix é um dos meios de pagamentos mais populares do Brasil. Para assinaturas recorrentes, esse meio é utilizado por meio de QR Codes. A empresa gera um QR Code com o valor devido, e o cliente realiza o pagamento instantaneamente. 

Nesse caso, se a opção de cobrança por Pix na fatura estiver ativa, será disponibilizado o QR Code em cada fatura/boleto..

Quem pode aceitar pagamento recorrente?

Diversos tipos de empresas podem oferecer e aceitar o pagamento recorrente. Entretanto, é preciso entender se esse método faz sentido com os produtos e serviços oferecidos. Dessa forma, o pagamento recorrente é indicado para:

Planos de Assinatura

Os planos de assinatura são meios utilizados por negócios onde os clientes pagam regularmente para acessar produtos, serviços ou conteúdos específicos. Esse modelo é comumente visto em indústrias como entretenimento, tecnologia e bem-estar. 

São exemplos desses planos:

  • Streaming de Vídeo e Música: Plataformas como Netflix, Amazon Prime Video e Disney+ oferecem planos de assinatura mensal para acesso a uma variedade de filmes e séries.
  • Streaming de Música: Serviços como Spotify, Apple Music e Deezer permitem que os assinantes ouçam música ilimitada mediante pagamento mensal.
  • Software como Serviço (SaaS): Empresas oferecem softwares para uso online, como aplicativos de edição de vídeos e fotos.

Clubes e organizações

Os clubes são comunidades onde as pessoas se reúnem com base em interesses comuns, objetivos compartilhados ou atividades específicas. Para garantir a participação, é comum que os membros paguem uma mensalidade. Fazem parte deste setor:

  • Clubes de Leitura: os membros recebem um novo livro a cada mês ou trimestre, selecionado por curadores especializados ou por votação dos membros;
  • Newsletter: nesse caso, os assinantes recebem um texto periódico sobre o assunto desejado.

Academias

Geralmente, as academias oferecem uma variedade de planos de assinatura para permitir que os clientes tenham acesso regular às instalações e aulas de exercícios. Neste caso, quanto melhor o pacote oferecido, mais vantagem competitiva a empresa terá.

Alguns exemplos de modelos de negócios recorrentes em academias são:

  • Assinatura Mensal: Os clientes pagam uma taxa mensal para usar as instalações da academia, incluindo equipamentos e aulas.
  • Planos Premium: Algumas academias oferecem opções premium que incluem aulas especializadas, treinamento pessoal ou acesso a instalações exclusivas.

Você pode gerar cobrança recorrente por todos os meios de pagamento na Conta digital PJ Asaas.

Quais são as vantagens da cobrança recorrente?

Existem diversas vantagens em adotar a cobrança recorrente no seu negócio. Além de aumentar as chances de conversão de vendas, esse método também acaba sendo atrativo para as empresas, reduzindo os gastos e a inadimplência. 

Confira as principais vantagens:

Menor barreira de entrada para novos clientes

Neste tipo de cobrança, os clientes assumem o pagamento pelo serviço que estão usando, e não pela compra de um produto. Dessa forma, seu estabelecimento pode utilizar boas estratégias de vendas, trazendo um preço mais acessível a médio e curto prazo.

Assim, conforme o plano contratado, você pode oferecer outros tipos de produtos, utilizando a venda consultiva para vender mais. Consequentemente, a fidelização de clientes tende a ser maior, tendo em vista as vantagens que sua empresa trará ao consumidor.

Risco mais baixo de inadimplência

Em alguns casos, especialmente em métodos como cartão de crédito e débito, os valores são descontados de forma automática. Neste caso, seu cliente não precisa ter trabalho toda vez que a fatura chegar. Basta automatizar o processo de pagamento.

Por isso, a cobrança por assinatura reduz os riscos de inadimplência, garantindo um fluxo de caixa mais previsível e melhorando a experiência do cliente.

Previsibilidade financeira

Com o pagamento recorrente, a empresa sabe quanto receberá em um período específico. Isso facilita o planejamento das finanças, trazendo melhor direcionamento e organização para os investimentos empresariais.

Assim, será possível expandir seu negócio, mantendo o caixa da empresa saudável.

Satisfação para o consumidor

Por ser uma forma que permite mais comodidade para o cliente, o pagamento recorrente pode garantir mais satisfação para o consumidor e, consequentemente, sua fidelização.

Atualmente, a experiência é um dos pontos mais valorizados no relacionamento do cliente com a empresa. Por isso, é importante oferecer esse meio de pagamento para garantir uma boa experiência.

Vale a pena investir em automação da gestão de recorrência?

A automação é uma aliada fundamental para a gestão eficaz de pagamentos recorrentes. Ela reduz atrasos de pagamento e aprimora o relacionamento com a empresa. Ao eliminar o processo manual, a interação com os clientes se concentra em fortalecer os laços.

Como não há desgaste com cobranças mensais, sua empresa poderá se concentrar no crescimento no mercado. Além disso, sua empresa também terá:

Maior controle de pagamentos recorrentes

Ao adotar a cobrança recorrente como método de pagamento, sua empresa estabelece um sistema automatizado para processar os pagamentos de forma regular e previsível

Isso oferece diversos benefícios que contribuem para um melhor controle financeiro. Além de ter maior previsibilidade financeira, sua empresa reduz os custos com a cobrança manual e os erros humanos, evitando a inadimplência e estresse ao cliente.

Concede impessoalidade à cobrança

É importante tornar a cobrança impessoal, desvinculando a figura pessoal da figura do prestador de serviços. Neste caso, a cobrança recorrente permite a notificação automatizada, que garante que essa impessoalidade ocorra.

Favorece o recebimento em dia

Para evitar a inadimplência, tente oferecer vantagens ao cliente para que ele pague em dia. Por exemplo, conceder descontos para pagamento antes do vencimento ou pontos extras em um sistema de fidelidade.

Caso o cliente não efetue o pagamento, o serviço será suspenso automaticamente, evitando prejuízos ao seu caixa.

Maior controle financeiro

Como o fluxo de caixa é essencial para a saúde financeira da sua empresa, não esqueça de integrar os controles de cobrança com os registros de contas a receber. Assim, será possível organizar seu caixa e trabalhar os prazos com seus fornecedores.

Diversificação das formas de pagamento

Pense em formas alternativas de pagamento: se o cartão do cliente não tiver margem para pagamento, ele precisa ter outras opções, como boleto bancário, débito em conta, etc. Quanto mais opções de pagamento ele tiver, menos riscos corre de deixar de pagar.

Como vender com pagamento recorrente?

É importante adotar uma plataforma de cobrança recorrente, assim como o Asaas. Dessa forma, todas as atividades ficam centralizadas na plataforma, facilitando a organização financeira e gestão dos contratos.

Com esse sistema, a equipe de profissionais deixa de ser apenas operacional para atuar de forma analítica, melhorando o desempenho das atividades. Abaixo, vamos mostrar como vender com o pagamento recorrente no seu negócio. Confira:

1. Estude bem as funcionalidades do seu software de gestão

Garantir a segurança das transações e o controle dos pagamentos é mais eficaz quando se adotam inovações tecnológicas. Atualmente, os softwares de gestão de cobranças desempenham um papel fundamental na organização financeira empresarial.

Para que o sistema seja realmente eficiente para sua empresa, é importante que, no banco de dados desse, fiquem disponíveis:

  • informações sobre clientes;
  • datas dos vencimentos das faturas;
  • cálculos automáticos de juros e multas;
  • integração com outros sistemas;
  • automação das rotinas financeiras;
  • cancelamento, entre outras.

Além disso, os aplicativos também podem enviar mensagens aos clientes, informando sobre datas de vencimento e reduzindo os riscos de atraso nos pagamentos. 

Lembre-se que: quanto mais funcionalidades seu software de gestão recorrente tiver, mais bem aproveitado ele será pela sua empresa.

2. Aposte nos recursos de autoatendimento

Apostar nos recursos de autoatendimento traz vantagens tanto para a empresa quanto para o cliente. Ao dar maior autonomia ao usuário, os processos tornam-se mais inovadores, permitindo que ele realize tarefas por conta própria através de sua área pessoal. 

Dessa forma, é importante que o usuário tenha sua rotina mais prática a partir de possibilidades como:

  • Alterar dados cadastrais;
  • Emitir 2ª via da fatura/boleto;
  • Conferir o histórico de cobrança;
  • Modificar o plano e a forma de pagamento;
  • Efetuar download da nota fiscal;
  • Tirar dúvidas com o departamento financeiro.

3. Acompanhe métricas apropriadas para cuidar da saúde do seu negócio

A utilização de um sistema de gestão para cobrança recorrente viabiliza o acompanhamento de métricas específicas, fundamentais para o desenvolvimento do negócio. Entre elas destacam-se:

  • Churn rate: a taxa de cancelamento das assinaturas/serviços;
  • Growth rate: a taxa de crescimento de sua empresa;
  • Custo de aquisição por cliente (CAC): determina quanto a empresa gasta para captar um cliente;
  • Lifetime value: valor médio que cada cliente deixa na empresa durante o tempo em que é cliente;
  • Payback: o tempo médio que um cliente leva para dar lucro à empresa.

4. Gerencie a inadimplência de maneira eficaz

Um erro muito comum no mercado empresarial é negligenciar o gerenciamento adequado da inadimplência. Se não for bem analisada, ela pode causar grandes prejuízos substanciais ao seu negócio.

Para lidar com essa situação, há alguns critérios que devem ser considerados na gestão da inadimplência em pagamento recorrente. Assim, será possível entender melhor o motivo  das falhas nos pagamentos, como:

  • Preço cobrado pela empresa: se ele é muito alto ou está dentro da média;
  • Data de vencimento: se ela é adequada ou está contribuindo para a inadimplência;
  • Envio de mensagens: se a empresa está ou não usando esse recurso, seja por e-mail ou por SMS, para lembrar os clientes do dia do vencimento;
  • Relação entre o cancelamento de assinaturas e a inadimplência: muitas vezes, clientes inadimplentes acabam cancelando.

5. Utilize uma plataforma de gestão de assinaturas

A conta digital Asaas, por exemplo, é uma plataforma de cobrança recorrente, que oferece o serviço de gestão de assinaturas para empresas. A ferramenta oferece suporte de excelente qualidade, apresentando como principais características:

  • Gestão de clientes, cobranças e mensalidades;
  • Envio automático de faturas e boletos por meio de WhatsApp, e-mail e SMS;
  • Geração automática de 2ª via com cálculo de juros e multa;
  • Avisos sobre vencimento, sucesso ou falha de pagamento;
  • Preço fixo por boleto recebido;
  • Não cobra taxa de adesão ou mensalidade.

Qual é o melhor gateway de pagamento de recorrência?

O gateway de pagamento é um serviço que permite que as empresas aceitem pagamentos online, como os cartões de crédito e débito, por exemplo. Na cobrança recorrente, ele pode agilizar a compra do cliente, facilitando o processo para sua empresa.

Ele é responsável por manter a segurança das informações de pagamento e pelo andamento das operações financeiras. Por isso, antes de escolher um sistema desse tipo, é fundamental observar as soluções e vantagens que ele oferece para sua empresa.

O Asaas é um exemplo de plataforma de pagamentos recorrentes, que integra um gateway de pagamento ao seu negócio. Se você busca por uma empresa que ofereça soluções de gestão financeira automatizada, abra sua conta agora mesmo!

Simplifique o recebimento de cobranças com o Asaas

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.