Precificação: 5 dicas para calcular o preço de seus produtos e serviços

por Comercial e Vendas

Publicado em 26 de novembro, 2021 | Atualizado em 22 de março, 2024

Quando o assunto é a sobrevivência de um negócio, a precificação é fundamental, afinal, é por meio dela que a empresa consegue planejar os custos fixos e variáveis, além de manter o capital de giro em alta.

A precificação correta contribui com o lucro e com a constância nas compras, já que os compradores são sensíveis quando o assunto é a oscilação. Porém, chegar ao número ideal pode ser um desafio. 

Isso porque diversos empreendedores ainda fazem essa conta levando em consideração apenas o que foi gasto para comprar a mercadoria, sem acrescentar todas as despesas que envolvem o processo de vendas. 

Sendo assim, sem a quantia ideal, diversos problemas podem surgir, incluindo a falta de verba para pagar as dívidas e a dificuldade de realizar novos investimentos. Ao definir a precificação, é necessário levar em consideração o custo, o valor da marca, o preço da concorrência e qual é o perfil do público que consome. 

Quer saber mais sobre como precificar corretamente? Então confira o conteúdo completo e veja algumas dicas. 

A importância da precificação para qualquer negócio

Já foi possível perceber a importância de encontrar o equilíbrio entre o quanto a empresa deve lucrar e o preço justo do serviço ou item, não é mesmo?

Porém, vale ressaltar que essa relação deve ser acompanhada de perto, evitando prejuízos para o negócio e até mesmo o distanciamento do cliente. Ao decidir o preço que será cobrado, é preciso levar em consideração diversos aspectos internos e externos. 

Conhecer o mercado, compreender os gostos do consumidor, o ticket médio e saber destacar as características da mercadoria são alguns quesitos no processo de precificação.

5 dicas para uma precificação adequada e eficiente

Para te ajudar nessa etapa, separamos uma lista com cinco dicas para te ajudar a precificar. Confira:

1. Entenda a diferença entre preço e valor

Pode parecer um pouco batido, mas muitos empreendedores ainda não compreenderam a diferença entre preço e valor. 

Quando falamos sobre preço de venda, o foco fica com o custo de algo, ou seja, quanto alguém está disposto a pagar. Por outro lado, o valor está relacionado às vantagens que esse item pode oferecer, benefícios que vão além do dinheiro. 

É fundamental que você saiba essa diferença para não se confundir no momento de definir cada um deles. Como a existência de um não anula a do outro, é interessante que a empresa tenha a definição correta, compreendendo a importância para a precificação.

2. Agregue valor ao produto

Quando falamos de agregar valor, o objetivo é demonstrar para o cliente que a sua mercadoria ou solução é capaz de oferecer todas as funcionalidades que ele busca. 

Para isso, é necessário compreender o que o consumidor deseja, demonstrando que o item será capaz de corresponder a todas as expectativas. Além de conquistar a confiança do indivíduo, essa é a melhor maneira de criar uma relação duradoura entre a empresa e o público. 

Lembre-se: a percepção de preço está ligada com o valor que o produto ou serviço será capaz de oferecer. A apresentação e a forma de venda serão capazes de despertar a curiosidade. Se você souber demonstrar as vantagens, será mais fácil agregar valor, sabendo exatamente o que a pessoa busca e o que o seu negócio está oferecendo.

Estar atento para a forma como a concorrência divulga os produtos também é uma boa estratégia para conferir o que está faltando no mercado. 

3. Conheça os custos da empresa

Não conhecer os custos do negócio como um todo é um erro crucial para a precificação! A dica é analisar todas as etapas do processo de produção e venda, verificando as quantias gastas. Só assim será possível avaliar o investimento que está sendo feito para disponibilizar uma mercadoria. 

Com esse número em mão, o próximo passo é realizar a gestão de preço, avaliando a quantia justa para o consumidor, sem deixar de contabilizar o valor agregado, os diferenciais do seu produto e as funcionalidades disponíveis. 

Além de contribuir com a precificação, essa também é uma forma de verificar quais etapas estão com o preço elevado e as  economias que podem ser feitas, contribuindo com o fluxo de caixa.

Deseja saber mais sobre o assunto? Então leia o conteúdo sobre gestão financeira: tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

4. Considere o valor dos impostos

Todo empreendedor brasileiro sabe que as taxas fazem parte da produção e distribuição de uma mercadoria ou até mesmo da prestação de serviço. 

Porém, o que vai decidir a quantia que deve ser paga é a escolha do regime tributário, isso porque as alíquotas e cálculos podem variar de acordo com a forma de trabalho e até mesmo com o item que será oferecido, determinado os impostos e tributos. 

Neste caso, para evitar multas e problemas burocráticos, você pode recorrer a um sistema financeiro automatizado, assim como o Asaas, que facilite o gerenciamento de seus pagamentos.

Então, para manter as obrigações fiscais em dia, é necessário estar atento ao formato de tributação. Confira algumas opções: 

Simples Nacional

Aprovado após a Lei Complementar 123/06, o pagamento é feito em guia única, facilitando o gerenciamento da contabilidade. Nesse caso, os pagamentos seguem a tabela progressiva, ou seja, quanto mais a empresa lucrar maior será o imposto. 

Lucro real

Disponível para empresas com faturamento acima de R$ 78 milhões, essa opção tem o imposto calculado a partir dos lucros do negócio, variando de acordo com o crescimento ou queda. 

Lucro presumido

Tributação fixa, contabilizando percentuais sobre as alíquotas, variando entre 0,65% e 32%. 

Sendo assim, é fundamental conhecer o regime tributário e como os impostos podem impactar na precificação. 

5. Faça um estudo de mercado 

Tão importante quanto as demais dicas, muitos empreendedores acabam deixando de lado o estudo de mercado na hora da precificação. 

É válido mencionar que o objetivo do mecanismo é ter um panorama dos concorrentes e itens que já estão disponíveis no mercado, compreendendo o público que consome, quais são os desejos e até mesmo a quantia que estão dispostos a pagar. 

Quando essa avaliação é feita da forma correta, em muitos casos, é possível perceber o que a sua empresa pode fazer para atingir um diferencial e conquistar mais consumidores. 

Por oferecer a análise dos concorrentes e dos consumidores, o estudo de mercado pode contribuir com uma precificação justa, levando em consideração quanto o seu cliente está disposto a pagar. 

É importante levar em consideração o poder de compra, afinal, se a sua mercadoria ou serviço estiver acima dos preços dos concorrentes, muitos podem deixar de consumir. 

Agora que você já sabe como precificar os seus produtos, precisa conhecer as melhores ferramentas facilitadoras para empreendedores!

O banner tem a imagem de um notebook e nele está escrito: Chega de burocracia! Com a conta digital do Asaas você tem tudo o que precisa para gerenciar sua empresa em um único lugar. Clique e saiba mais.
O banner tem a imagem de uma mulher e nele está escrito: conta digital PJ completa e sem mensalidade. Nossa conta digital tem tudo o que a gestão da sua empresa precisa. Clique e saiba mais.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.